Encontrei essa matéria no portal da Abril e achei bastante interessante. Particularmente, entendo que cada empresa deve desenhar seu modelo de Gestão do Conhecimento levando em conta o foco do seu negócio, os pontos críticos desse negócio, sua estrutura organizacional, cultura, sistemas, banco de dados e fluxos de processos internos e externos. Entendo que não existe um script a ser seguido.
A matéria traz alguns pontos importantes sobre o tema quando afirma que, ao programar a gestão do conhecimento, muitas empresas se deparam com o obstáculo de transformar seus conceitos em ações que guiem os negócios.
Todos os aspectos da implementação de um projeto de KM devem ter a possibilidade de ser estendidos para toda a empresa, funcionários, clientes e parceiros de negócios. Essa extensão pode demorar um longo período de tempo para acontecer, mas um KM totalmente desenvolvido deve ter aplicações que suportem muitos processos de negócios e muitos depositários da empresa. O capital do conhecimento está embutido em cada ativo intelectual e de conhecimento da empresa. O KM é uma abordagem para gerenciar e alavancar esse capital.
Objetivos da Implementação da Gestão do Conhecimento
Todos os aspectos da implementação de um projeto de KM devem ter a possibilidade de ser estendidos para toda a empresa, funcionários, clientes e parceiros de negócios. Essa extensão pode demorar um longo período de tempo para acontecer, mas um KM totalmente desenvolvido deve ter aplicações que suportem muitos processos de negócios e muitos depositários da empresa. O capital do conhecimento está embutido em cada ativo intelectual e de conhecimento da empresa. O KM é uma abordagem para gerenciar e alavancar esse capital.
Objetivos da Implementação da Gestão do Conhecimento
1 - Intenção - Gerenciar e alavancar os ativos intelectuais da empresa para:
• Dar suporte aos processos críticos de negócios
• Dar suporte ao trabalho do conhecimento e aos trabalhadores do conhecimento
• Formalizar o gerenciamento dos ativos intelectuais críticos
2 - Infra-estrutura da empresa - Construir capacidades de Infra-estrutura:
• Estratégia de negócios para os ativos intelectuais e de conhecimento da empresa
• Cultura e disciplina organizacional
• Processos e operações de negócios
• Tecnologia integrada e atrativa
• Escopo ampliado da empresa
3 - Pessoas - Passar por todas as fontes de conhecimento:
• Clientes
• Parceiros de negócios
• Concorrentes
• Qualquer relação de negócios
Veja a matéria na integra:
http://info.abril.com.br/corporate/gartner/quais-as-chaves-para-o-sucesso-do-knowledge-management.shtml?4
Um grande abraço,
Patrícia Machado Dias e Silva
Muito bom o conteúdo, parabéns!
ResponderExcluirAdriano Araujo
http://toquenacucadagv.blogspot.com