Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pensando o Conhecimento


“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.” (Leonardo da Vinci)

Levando em consideração que os epistemólogos passam a vida tentando entender o que significa conhecer, pretendo somente oferecer uma breve reflexão sobre a definição do conhecimento.
Muito se fala sobre a gestão do conhecimento, mas afinal, o que é conhecimento? Entende-se que o conhecimento é a soma de dados e informações gerando um produto que agrega valor seja tácita ou explicitamente.
Para Aristóteles, nossos pensamentos não surgem do contato de nossa alma com o mundo das idéias como diria Platão, mas da experiência sensível. "Nada está no intelecto sem antes ter passado pela experiência", dizia o filósofo.

Já Piaget defende que o ser humano faz uso do conhecimento como sua maior força, uma vez que é limitado pela natureza sendo desprovido fisicamente de ferramentas para garantir sua sobrevivência. Piaget acredita que somente diante do desafio nós pensamos e geramos conhecimento.
Em uma entrevista da rádio CBN sobre a Gestão do Conhecimento, a convidada entrevistada, a consultora Alejandra Garcia, conta como o adulto aprende nas organizações e como se dá o fluxo desse conhecimento. Ela conta que o adulto aprende dentro das organizações através da solução de problemas e que o conhecimento é gerado a partir desse processo.
Nas organizações, o conhecimento aparece como o principal fator crítico de sucesso, uma das mais importantes ferramentas nos processos e um dos ativos intangíveis mais valiosos. Observa-se que, nas organizações, só o saber não proporciona vantagem competitiva, ele precisa estar alinhado às estratégias da empresa, deve permear todas suas áreas e processos e por fim, demanda uma gestão comprometida com os objetivos da GC e consciente de sua importância.

Ouça a entrevista de Alejandra Garcia para a rádio CBN na íntegra:
http://cbn.globoradio.globo.com/programas/mundo-corporativo/2005/05/29/GESTAO-DO-CONHECIMENTO-E-UM-DIFERENCIAL-COMPETITIVO-QUE-AS-EMPRESAS-PODEM-TER-NA-FEROZ-D.htm

Um grande abraço a todos,
Patrícia Machado Dias e Silva







5 comentários:

  1. Espetáculo de post, realmente, quanto mais estudamos, mas percebemos que precisamos aprender...

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuu ganhei um comentário!!! Desculpe, me emocionei... blogueira de primeira viagem, sabe como é! heheheheh

    Tks Aninha, é isso que o Marcio II falava nas aulas: " pela teoria estratégica dos recursos vs oportunidades, os recursos podem ser facilmente captados no mercado, devemos aproveitar as oportunidades". Ou seja, o conhecimento pode ser adquirido pela experiência, mas é a nossa habilidade em usar o conhecimento que fará a grande diferença!

    Obrigada!

    Patrícia Dias

    ResponderExcluir
  3. Entao, blogueira de primeira viagem, gostei tanto que li de novo pra copiar a frase do Da Vinci pro meu facebook.
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. Pati, ficou excelente.. E realmente não adianta ter experiencia e não ter habilidade para fazer a utilização do conhecimento, por isso temos que aproveitar cada oportunidade para desenvolver a habilidade e fazer o GC da forma que tem ser feita na essencia.

    Parabens, muito pertinente.

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, pode se emociar mesmo, por que seu post está emocionante!!
    Objetivo, assertivo, simples (sem ser simplista)e profundo, exatamente como a citação inicial do Leonardo da Vinci. Sim, na minha opinião, é muito possível ter uma linguagem SImples e Entendível e ao mesmo tempo Profunda, abordando questões essenciais, como a importância da Experiência para a transformação da Informação em Conhecimento e outras que você citou em seu post!! ADOREI!!

    ResponderExcluir