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sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mais que compartilhar... as vezes é necessário calçar o sapato do outro


Mais que compartilhar... As vezes é necessário calçar o sapato do outro...


O compartilhamento de conhecimento possui grande relevância em quaisquer práticas que tenham relação com os conceitos que suportam a gestão do conhecimento.

O envolvimento e a integração dos profissionais de várias áreas têm grande valia e contribui de maneira consistente, não apenas para a perpetuação do conhecimento, mas principalmente para a obtenção dos benefícios que a gestão do conhecimento pode proporcionar.

No entanto, e sempre há algum senão, muitas vezes o compartilhamento por si só não é uma garantia para o sucesso destas iniciativas.

São inúmeros os benefícios proporcionados pelo adequado compartilhamento de conhecimentos, no entanto, caso não haja competência necessária junto aos atores envolvidos, haverá falhas, até mesmo, graves no atendimento dos intentos e metas definidas.

Compartilhar é algo positivo, no entanto, será que isto é uma garantia que as melhores práticas serão colocadas em prática? Claro que não…

Como é possível notar, há alguns senões e considerações que devem ser levados em conta de forma a garantir o sucesso desta boa prática… de compartilhar…

É de se admitir que estes cuidados possam ser considerados até mesmo como sendo premissas a serem efetivamente atendidas, sem as quais o compartilhamento pode se tornar, até mesmo, um pesadelo.

Então, quais seriam elas?

Pois bem, não há uma receita pronta, mas convém considerar, ao menos, um breve check list:

Identificar os perfis dos atores envolvidos nos processos de compartilhamento;

Conhecer quais os tipos de conhecimentos que serão compartilhados, quanto a serem explícitos ou tácitos;

Estudar as exigências de determinadas habilidades para a aquisição dos conhecimentos;

Reconhecer as barreiras quanto a efetiva de colocação em prática daquilo que está sendo compartilhado;

Só isso…?

Bem, pode não ser apenas isto, não há receita…

De qualquer forma, talvez uma coisa apenas já atenda todas as necessidades…

Se colocar no papel dos envolvidos…se você está compartilhando, porque não reconhecer, sinceramente, as eventuais dificuldades que o colega, receptor, possa estar apresentando…

…por outro lado, caso você seja o receptor… porque não super valorizar o papel que está sendo exercido pelo outro?

Enfim, talvez, e é só talvez, devemos calçar o sapato do outro…

3 comentários:

  1. Rs...que coincidencia! Li sobre calçar o sapato do outro e este texto tava no chat do Terra... amei!!! Era meu próximo post!!!
    Parabéns pelo bom gosto!!!
    Adorei...

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  2. Fe, excelente texto. E realmente talvez somente nos colocando do outro lado, vamos conseguir mudar. O inicio dessa mudança depende nos gestores.

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  3. Pois é, exercício dificil esse, na minha opinião requer muito treino e uma dose extra de paciência e por que não de maturidade, maturidade de vida e de conhecimentos. Em particular procuro em qualquer interação me colocar no lugar da outra pessoa, saio de cena e observo os "atores" em questão, geralmente me ajuda e entender e aceitar opiniões e outros pontos de vista.
    Cristina Zafred Zanaga
    http://toquenacucadagv.blogspot.com

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