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sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A gestão do conhecimento na Toyota

O modelo de produção da Toyota (TPS) é conhecido por mais de 30 anos, mas nenhuma empresa foi capaz de imitar seus resultados com perfeição. Quando Taiichi Ohno, arquiteto do sistema, deu conta da importancia das pessoas altamente qualificadas, saiu em busca de um método de ensino que desse apoio a essas necessidades. Ele acreditava que tinha encontrado essa ferramenta no Método da Instrução de Trabalho (IT), ensinado pelas forças de ocupação norte americanas com o fim da Segunda Guerra. O método tem sido utilizado pela Toyota desde a década de 1950.
Em função do papel principal desenhado pelas pessoas no delicado equilibrio de seu sistema, a Toyota oferece oportunidades exepcionais para treinar e desenvolver pessoas. A Toyota possui 3 centros de treinamentos chamados Global Production Centers, Tailândia, Inglaterra e Kentucky (EUA). Antes de entrar em uma das linhas de montagem os aprendizes passam por uma bateria de treinamentos padronizados. A base do treinamento são simulações ao vivo das habiliades fundamentais exigidas, como a fixação de parafusos em painéis de testes especiais e a subsequente reunião e aplicação das habilidades aprendidas na fabricação de veículos de verdade. Todo o processo é acompanhado por instrutores experientes. Os aprendizes recebem um feedback de seu desempenho em cada tarefa. Para ser aprovado as tarefas devem ser realizadas dentro de tolerâncias específicas, inclusive para o tempo de execução. Mesmo tarefas simples, como a instalação de um anel isolante em um orifício, são desmembradas em operações menores e mais simples de serem assimiladas. A verdade é que este intenso esforço da Toyota encurta o ciclo total de treinamento e gera perdas menores do que métodos de treinamento durante o trabalho.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como manter seus funcionários antigos motivados

Li um artigo da revista Liderança com este título onde um gerente de vendas relatava sua dificuldade em gerir uma equipe que assumiu há menos de um ano. Sua queixa era: a equipe era difícil pois tinha bastante experiência, não escutavam nada do que ele dizia e eram mais velhos do que ele... resumindo, ninguém o respeitava.

O consultor que ouviu seu relato atentamente sugeriu ao gerente que usasse a metodologia do Líder Coach, e este por sua vez disse que isso era muito bonito mas que ele não sabia como ser esse tal líder coach.

Vejam a definição e dicas, na minha opinião "super" práticas de como conduzir esse processo junto à equipe:

Coaching é um processo que conduz pessoas de um patamar a outro mais elevado, com base nas Perguntas Extremamente Poderosas (PEPs). Segue o passo-a-passo na prática:

1º passo: contextualize sua insatisfação com os resultados do seu liderado, mostrando fatos e dados. Veja bem, não são “achismos” e suposições.

2º passo: pergunte a ele o que está fazendo ou deixando de fazer que está gerando esses resultados negativos. Tudo isso para fazer com que ele descubra o comportamento que está conduzindo-o a esses resultados. São as PEPs.

3º passo: após ele reconhecer o comportamento de autoboicote, pergunte o que ele vai passar a fazer (que não estava fazendo) que lhe proporcionará os resultados esperados.

4º passo: assim que ele elencar tudo o que vai implementar na sua nova maneira de trabalhar, se você concordar, feche um pacto no qual ele se compromete a executar tudo o que falou. Com um aperto de mãos, acordem e marquem uma nova sessão para a semana seguinte, para juntos observarem as conquistas da semana.

E você? Não está na hora de usar as perguntas PEP, se tornar um líder coach para tirar seus funcionários antigos da zona de conforto?

Abçs

Fernanda Souza

Gestão do Conhecimento: por onde começar ?

Li um artigo no site www.terraforum.com.br chamado "Gestão do Conhecimento : por onde começar ? ".
O artigo foi escrito por Felipe Fioravante e traz a importancia de saber por onde e como começar a implantar a Gestão do Conhecimento nas organizações e aponta algumas sugestões para conseguir sucesso com estratègias de Gestão do Conhecimento. Aqui vão algumas dicas dadas pelo autor:
-comece por uma àrea em que as iniciativas de Gestão do Conhecimento tem grandes possibilidades de serem eficazes e onde os bons resultados devem atrair a atenção da alta administração.
-pense grande, mas inicie com um projeto piloto.
-incorpore os projetos de Gestão do Conhecimento ao negocio da empresa e à sua cultura organizacional.
- trabalhe em varias dimensões e não apenas em tecnologia

Dani Bauab