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sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A gestão do conhecimento na Toyota

O modelo de produção da Toyota (TPS) é conhecido por mais de 30 anos, mas nenhuma empresa foi capaz de imitar seus resultados com perfeição. Quando Taiichi Ohno, arquiteto do sistema, deu conta da importancia das pessoas altamente qualificadas, saiu em busca de um método de ensino que desse apoio a essas necessidades. Ele acreditava que tinha encontrado essa ferramenta no Método da Instrução de Trabalho (IT), ensinado pelas forças de ocupação norte americanas com o fim da Segunda Guerra. O método tem sido utilizado pela Toyota desde a década de 1950.
Em função do papel principal desenhado pelas pessoas no delicado equilibrio de seu sistema, a Toyota oferece oportunidades exepcionais para treinar e desenvolver pessoas. A Toyota possui 3 centros de treinamentos chamados Global Production Centers, Tailândia, Inglaterra e Kentucky (EUA). Antes de entrar em uma das linhas de montagem os aprendizes passam por uma bateria de treinamentos padronizados. A base do treinamento são simulações ao vivo das habiliades fundamentais exigidas, como a fixação de parafusos em painéis de testes especiais e a subsequente reunião e aplicação das habilidades aprendidas na fabricação de veículos de verdade. Todo o processo é acompanhado por instrutores experientes. Os aprendizes recebem um feedback de seu desempenho em cada tarefa. Para ser aprovado as tarefas devem ser realizadas dentro de tolerâncias específicas, inclusive para o tempo de execução. Mesmo tarefas simples, como a instalação de um anel isolante em um orifício, são desmembradas em operações menores e mais simples de serem assimiladas. A verdade é que este intenso esforço da Toyota encurta o ciclo total de treinamento e gera perdas menores do que métodos de treinamento durante o trabalho.

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