Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como manter seus funcionários antigos motivados

Li um artigo da revista Liderança com este título onde um gerente de vendas relatava sua dificuldade em gerir uma equipe que assumiu há menos de um ano. Sua queixa era: a equipe era difícil pois tinha bastante experiência, não escutavam nada do que ele dizia e eram mais velhos do que ele... resumindo, ninguém o respeitava.

O consultor que ouviu seu relato atentamente sugeriu ao gerente que usasse a metodologia do Líder Coach, e este por sua vez disse que isso era muito bonito mas que ele não sabia como ser esse tal líder coach.

Vejam a definição e dicas, na minha opinião "super" práticas de como conduzir esse processo junto à equipe:

Coaching é um processo que conduz pessoas de um patamar a outro mais elevado, com base nas Perguntas Extremamente Poderosas (PEPs). Segue o passo-a-passo na prática:

1º passo: contextualize sua insatisfação com os resultados do seu liderado, mostrando fatos e dados. Veja bem, não são “achismos” e suposições.

2º passo: pergunte a ele o que está fazendo ou deixando de fazer que está gerando esses resultados negativos. Tudo isso para fazer com que ele descubra o comportamento que está conduzindo-o a esses resultados. São as PEPs.

3º passo: após ele reconhecer o comportamento de autoboicote, pergunte o que ele vai passar a fazer (que não estava fazendo) que lhe proporcionará os resultados esperados.

4º passo: assim que ele elencar tudo o que vai implementar na sua nova maneira de trabalhar, se você concordar, feche um pacto no qual ele se compromete a executar tudo o que falou. Com um aperto de mãos, acordem e marquem uma nova sessão para a semana seguinte, para juntos observarem as conquistas da semana.

E você? Não está na hora de usar as perguntas PEP, se tornar um líder coach para tirar seus funcionários antigos da zona de conforto?

Abçs

Fernanda Souza

Um comentário:

  1. Sabe Fernanda, esse negócio de motivar pessoas é sempre uma incognita...houvimos sempre falar que o RH é responsavel por implantar treinamento de como motivar pessoas, o que fazer para que o funcionário fique motivado e as pessoas vivem dizendo que motivação é dinheiro no bolso...mas já sabemos por experiencia, por aulas, etc e sabemos que não é só isso que motiva as pessoas e por acreditar que a motivação é intrínsica ao meu ver, ninguem motiva ninguem. Achei o post interessante pois sabemos que não podemos cruzar os braços diante das pessoas desmotivadas e cabe a nós líderes e RH, algumas atitudes e podemos começar com o PEPs.
    abs,
    Flávia Tonsa

    ResponderExcluir