Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

B2E

A Wikipédia define muito bem esse novo conceito:

“Business-to-Employee (B2E), vertente de B2C e B2B, é uma modalidade de marketing voltado para dentro das organizações, onde o advento Internet e Intranet dá aos colaboradores a mesma agilidade de acesso à informação que dá aos compradores. Ainda em fase embrionária, esse conceito se traduz, atualmente, em e-Recruitment e e-Learning.
A tradução literal seria "Negócio com o colaborador" e remete ao trabalho da informação interna de maneira estratégica, desde sua elaboração, disponibilização e atualização, inserida no contexto e no plano de Marketing interno.

Levando em consideração que o ser humano é um produto semi-acabado, o conceito de negociação entre empresa e funcionário me parece apropriado para gerar a convergência entre os objetivos organizacionais e sonhos pessoais.
Além disso, como vimos em sala de aula, o conhecimento é um importante ativo intangível fundamental para a prosperidade da organização. É, portanto, um produto valioso a ser negociado entre empresa e pessoas e entre os funcionários.
Mas como criar um ambiente propício para que isso aconteça? Podemos fazer uso de diversas ferramentas: a B2E combina a tecnologia com o marketing para transformar a conhecida e estática intranet em um portal interativo e eficiente, de forma que seu conteúdo agregue não só informações da empresa, mas também links de serviços da internet de interesse pessoal e profissional do funcionário.
Essa união de informações institucionais com os serviços da internet evita que os funcionários percam tempo procurando informações na rede mundial, atitude que poderia prejudicar a sua produtividade.
Algumas empresas que já aderiram ao portal, também disponibilizam em suas páginas links para consultar empresas parceiras, reservar passagens aéreas e estadias em hotéis, requisitar materiais de escritório, divulgar cases e conhecimentos, além de ler notícias.
Com todas essas funções, possibilidades e facilidades, o B2E possibilita uma maior fluidez do conhecimento na organização, de forma dinâmica e atraente.

Um grande abraço,
Patrícia Machado Dias e Silva

2 comentários:

  1. Paty, aqui na empresa onde trabalho, temos na intranet vários recursos desses por você mencionados no post, é realmente uma rica ferramenta de troca de informação, conteúdo e aprendizado.

    Cristina Zafred Zanaga

    ResponderExcluir
  2. Essa idéia é muito bacana e temos que admitir que o novo nome ficou charmoso.rsrsrs

    ResponderExcluir