Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A GC Como Ferramenta de Planejamento e Inovação

“O planejamento diz respeito não a decisões futuras, mas a impactos futuros de decisões presentes.” (Peter Drucker)

As mudanças sempre estiveram presentes na história do mundo, não começaram agora. No entanto, vivemos uma época em que elas ocorrem em um ritmo bastante acelerado. E é por conta desse elevado fluxo de mudanças que as empresas precisam achar um meio de se adequar, e mais que sobreviver, crescer!

Peter Drucker afirma que terra, capital e trabalho – os tradicionais fatores de produção para os economistas – não desapareceram, mas tornaram-se secundários. O conhecimento tornou-se o principal recurso para os indivíduos e para a economia.

Mas o conhecimento por si só não é suficiente, precisa ser bem utilizado. Uma idéia sustentada por um conhecimento é a grande alavanca para o processo de mudanças. A Gestão do Conhecimento chega para auxiliar as empresas à se desenvolverem de modo sustentável e chega também como um meio de desenvolver nas pessoas o potencial criativo e inovador.

5 comentários:

  1. Patricia, mais um texto sensacional de Peter Drucker com certeza ele esteveum passo a frente de todos. Cada vez mais temos a certeza que o conhecimento por si só não é suficiente, que o importante é a forma como é utilizado.

    Parabens pelo post!!

    Anderson Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Patricia adorei o post! Afinal com a gestão do conhecimento evoluímos, passamos da condição de máquinas insculpida pelos tecnocratas e reconhecemos a nossa essencia humana que comprova a criação de tudo que existe a nossa volta, excetuando a natureza! Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. pessoal,
    este texto me fez lembrar a aula de ontem, o André falando sobre a questão da importância da inovação, do quanto podemos criar e como fazer para buscar cada vez mais conhecimento...
    muito bom.
    Flávia Tonsa

    ResponderExcluir
  4. Paty,
    Parabéns por sempre ilustrar seus posts com tiras muitas boas!

    ResponderExcluir
  5. Sábio Snoopy! Não poderia estar mais certo!

    ResponderExcluir